Embora não tenha se manifestado sobre a própria mudança de partido, Josemar age nos bastidores, numa das maiores e mais sujas formas de ¨conquistar¨ a filiação de lideranças, através de recursos do município.
Josemar negocia para conseguir apoio político |
Tem chegado nos últimos dias informações dando conta das movimentações do prefeito Josemar Sobreiro, agora PSDB, com a finalidade de “cooptar” apoios políticos de lideranças partidárias que nos últimos anos lhe fizeram oposição. Josemar deve ter adotado uma tática de que é preciso governar com a oposição, por falta de apoio popular.
Diante disso, o ¨professor prefeito¨ autorizou e os assessores mais próximos entraram em ação. Colocando em curso a maior '¨compra¨ de lideranças e partidos políticos de Paço do Lumiar, com uso escancarado da máquina e recursos do município. Somente na semana passada visitaram lideranças de diversas comunidades. A conversa é uma só, chegando lá eles perguntam o que querem para trocar de partido ou apoio ao atual gestor. Cada liderança e partido político colocam seus pleitos na mesa aos assessores do Prefeito, autorizados a discutirem a ¨compra¨, se comprometendo a agendar uma audiência com o mesmo para ¨bater o martelo¨.
O roteiro é básico e obedece o velho método de se fazer política. Acerta-se com o intermediário, o prefeito depois atende o pleito e a liderança assina a ficha de filiação e ainda sai gritando que este é o melhor prefeito da história. Da mesma forma como já aconteceu em administrações anteriores.
Os pedidos são os mais variados. Dentre os diversos contatos mantido com as lideranças, o ex-candidato a vereador Fernando Feitosa, por exemplo, afirma em conversas reservadas, que recebeu proposta para assumir a Secretaria da Juventude do município, com o objetivo de projetar-se politicamente na disputa para a Câmara de Vereadores. Aposta que sua indicação é quase certa, diante das negociações que o deputado federal Weverton Rocha, do PDT, tem feito com o vice-prefeito Marconi Lopes, que assumiu o comando do partido no município.
Além disso, o prefeito Josemar Sobreiro aumenta a sua aproximação com o PT, mesmo sendo do PSDB. Embora o ¨professor prefeito¨ tenha crescido nas planícies da direita, ele agora, se fortalece com os militantes do Partido dos Trabalhadores, e com algumas peças chaves do partido que estão compondo o seu governo.
Concita da Pindoba pode ficar fora do páreo |
Fontes revelam que o presidente do PT, Ribamar do Alternativo, apesar de relutar sobre uma possível aliança com grupo do prefeito, afirma que no futuro uma aliança política poderá acontecer, pois tudo é decidido de forma democrática. Segundo ele, nas eleições municipais o PT possui maior liberdade para se aliar ao histórico adversário PSDB. “Como a eleição é municipal, o partido não está tão amarrado com a questão nacional¨. Mas segundo fontes, o verdadeiro objetivo seria impedir uma possível candidatura de Concita da Pindoba pelo PT, considerada inimiga política de Josemar Sobreiro. Restando a líder comunitária a alternativa de buscar outro partido político para disputar as eleições do ano que vem.
Na Câmara de Vereadores ele segue com maioria absoluta e com bastante tranquilidade. Nas secretarias e órgãos da estrutura governamental tem convidado ex-vereadores e lideranças partidárias para ocupar espaços.
O problema para o prefeito Josemar, na avaliação de alguns analistas, é que no presente ele pode contar com seus novos correligionários, mas no futuro ele pode ser abandonado e sofrer duros golpes.
Sou Wilson Diniz, Secretario Geral do PT do município de Paço do Lumiar e asseguro ao editor do Reage Paço que não há a mínima possibilidade de o PT vir fazer uma aliança com o Prefeito Josemala em 2016, nem que o mesmo vá para uma legenda que seja da Aliança com o PT.
ResponderExcluir